Um case de sucesso chamado Vôlei Futuro

Posted: Julho 8, 2011 in Marketing esportivo
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Identidade, organização, estrutura e atletas de ponta. Sim, atributos como estes estão novamente presentes ao vôlei brasileiro, agora com muito mais freqüência.O que faz com que tantos atletas troquem países como Itália ou Rússia para habitarem a interiorana Araçatuba? Qual é a estratégia definida por seus gestores? Quais são os atributos desta marca que cresce consideravelmente no esporte? São questões significativas e interessantes que discutiremos a seguir.

A identidade – Conceitualmente, a identidade da marca é o conjunto de características que a definem, mostrando-as aos clientes e/ou prospects. Esse conjunto de características define como essas marcas irão se comunicar, como emitirão suas mensagens e valores. Neste sentido, a estratégia do Vôlei Futuro é muito bem definida: é a equipe da estrutura, da sociedade, das grandes estrelas. Ginásios lotados, torcedores com as camisas do time pelas ruas e idolatria em relação aos jogadores. Diante de toda essa identificação, Araçatuba é conhecida como “a cidade do vôlei” – de acordo com uma pesquisa local recente, a aceitação do público é de 96% -, o time reforça e expande cada vez mais sua marca pelo país. O projeto é visto ainda, como na essência do esporte, uma forma de entretenimento e lazer, sem contar os projetos sociais junto à prefeitura, que abordaremos a seguir. É a marca das vitórias dentro e fora das quadras, característica intrínseca que agrega valor, adeptos e investimentos.

 O Social/ projetos sociais e de base – Como “cidade do vôlei”, Araçatuba respira e dá sua contribuição ao Vôlei Futuro: a prefeitura ajuda o projeto com a secretaria de esportes, núcleos que atendem a mil crianças em escolas estaduais e municipais, visando à formação e educação dos “futuros atletas”. Faz parte da filosofia e valores da equipe associar a marca aos projetos sociais, segue o conceito de “busca por novos desafios” e diferenciação. Além do social, o Vôlei Futuro – para fazer jus ao nome – também investe na base com mais de 15 projetos voltados à base, com o sentido de prorrogar o vínculo da cidade com o esporte por tantas outras gerações. Com o intuito de formar e atingir alta performance, o objetivo é ter as equipes profissionais como exemplo para as crianças e jovens favorecidos, uma forma de retroalimentar o projeto. É o mesmo conceito usado pelo São Paulo com seus CT’s em Cotia e Barra Funda: os jovens são formados e preparados em Cotia e quando atingem a máxima performance/ desempenho são levados à Barra Funda, junto com os profissionais. É importante dentro destes projetos saber “de onde viemos” e “onde chegaremos”, questões psicológicas e de motivação afloram os objetivos.

 Marketing – À medida que as equipes se reforçam com grandes atletas, a possibilidade de acionar o marketing para incrementar recursos e atrair cada vez mais público aflora. Com uma campanha inovadora na modalidade, o Vôlei Futuro comercializa camisas personalizadas dos jogadores, tem uma linha de produtos para crianças e artigos para homens e mulheres, além de trazer um projeto interessante com mascotes: a marca de Paula Pequeno – PP4 – uniu-se ao mascote oficial do clube – chamado Bolota – criando a parceria “Bolota e Paulinha”, onde o intuito (além de vender produtos) é trabalhar diretamente com o público infantil, levar às crianças informações e ensinamentos de forma lúdica através da utilização da personagem que leva a imagem e o exemplo de vida da atleta como alicerce. É essa imagem de atleta campeã que serve de suporte e passa credibilidade. Inicialmente, essa parceria comercializa bonecos de pelúcia, revistas e gibis, dentre outros produtos voltados a esse público, além de estar presente em jogos da Superliga, estreitando ainda mais a relação e o “corpo a corpo” com o torcedor. Além disso, a equipe araçatubense está presente nas redes sociais: quase 5000 pessoas clicaram “curtir” na página oficial do clube no Facebook, mais de 8500 torcedores seguem o perfil oficial do clube no Twitter, além do mesmo possuir um canal exclusivo com conteúdo informativo no Youtube. O objetivo é o grande pilar da equipe, alavancar e potencializar a marca pelo Brasil, além de conhecer os hábitos, necessidades e desejos dos consumidores. A prova disso se resume basicamente na última ação feita no twitter, uma twitcam com o levantador e estrela Ricardinho, atraindo muitos adeptos, em plena terça-feira às 18:00 horas.

 Estrutura – Além de tudo o que já abordamos, um grande chamariz para tantas estrelas é a estrutura: o ginásio tem capacidade para 2500 pessoas, onde são realizados os treinos das duas equipes; uma academia própria com salas de fisioterapia, além de um sítio, sede para pré-temporada dos atletas, ponto de recuperação dos lesionados equipado com restaurante e área de lazer durante as folgas. Resultado: semi-finais na última Superliga para ambos os times.

 Estas são as armas do Vôlei Futuro, uma equipe do interior paulista que cresce em popularidade a cada ano, que tem uma estratégia muito bem definida com relação aos seus consumidores, que atrai cada vez mais estrelas internacionais e de alto nível, que difunde e potencializa sua marca, sempre com a preocupação social. Um projeto diferente, inovador na modalidade, um case a ser estudado e admirado pelos gestores e amantes do esporte.  Uma equipe que sabe muito bem de onde veio e onde quer chegar, marcando pontos dentro e fora das quadras.

Comentários
  1. rafael diz:

    Muito bom o texto!!!

  2. Silvia Cardoso diz:

    Realmente o Volei Futuro tem uma ótima estrutura.
    E as equipes são ótimas tanto o masculino quanto o feminino.
    A segurança também é ótima dentro e fora do ginásio.
    Parabéns Volei Futuro pelo projeto e por esse time maravilhoso de volei.

  3. maria antonieta tereza diz:

    parabens pelo texto e tudo isto e muito mais responsabilidade trabalho dedicaçao de todos principalmente a diretoria e tem total apoio do povo araçatubense

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